Venham caminhar e conhecer nossas belezas naturais!!!!

No dia 10/10/10, estaremos sediando a 1ª Caminhada Internacional na Natureza, Circuito Tereza Cristina!!!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Água Sulfurosa

Água Sulfurosa

Durante toda a história de Tereza Cristina, além das águas dos poços domésticos e dos Rios Ivaí e Ivaizinho, a água consumida pela maioria da população ao longo de muitos anos, foi a Água Sulfurosa, presente em minas da região; soente agora, no segundo semestre de 2009, é que a SANEPAR intalou uma Estação de Captação e Tratamento da água do Rio Ivaizinho, deixando assim de se encanar e utilizar domesticamente a Água Sulfurosa.
A Água Sulfurosa contém substância a base de enxofre, e é indicada para problemas articulares, laringites, bronquites e sinusites, acredita-se no seu poder cicatrizante, desintoxicante e estimulante do metabolismo. Pode ser inalada, ingerida ou utilizada em banhos de imersão.
A Água Sulfurosa é extremamente rica em princípios ativos devendo ser ingerida pela manhã, em jejum, quando existe uma absorção completa de todos os seus elementos. A quantidade varia de 50 a 250 ml por dia. Não deve ser ingerida uma hora antes e depois das refeições devido a sua forte alcalinidade.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dr. Jean Maurice Faivre

Dr. Jean Maurice Faivre - Nascido em 21 de Setembro de 1795, em Combe Rallard (Jura), França.
Médico naturalista, cientista, de espírito observador. Fundou a Academia Brasileira de Medicina no Rio de Janeiro. Cansado da vida citadina, recebeu amparo da Imperatriz D. Tereza Cristina Maria, para instalar-se no interio. Influenciado por seus conselhos dirigiu-se à França, regressando de lá com mais de 80 pessoas.
Auxiliado pelo Barão de Antonina, conseguiu terras devolutas vizinhas das dele, fundando uma pequena colônia em 1847, no Vale do Rio Ivaí, a COLÔNIA THEREZA, que se desenvolveu rapidamente graças a seus esforços. Muitas famílias brasileiras procuraram estabelecer-se nesta região, todos subordinados ao Dr. Faivre, cuja energia era espantosa. Foi o diretor moral e financeiro da Colônia e ainda mestre dos compatriotas. Todos tinham-lhe grande confiança e dedicavam-lhe sincera estima.
Faleceu em 30 de Agosto de 1858, Colônia Tereza Cristina, Cândido de Abreu.
Em 1871, a Colônia foi elevada à categoria de Freguesia com o nome de Therezina.
Depois da morte de Faivre, Tereza Cristina não prosperou. Porém não sumiu do mapa, segundo Josué Correia Fernandes, autor do excelente livro Saga da Esperança, onde conta a vida e obra do bravo médico: "está lá, entre o Ivaizinho e o Ivaí, guardando segredos e projetos, à espera de que o homem, saturado dos males do Capitalismo, decepcionado com as posturas de Marx e Engels, retorne ao ponto de partida.
Érica R. Amais

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Berço do Cooperativismo

TEREZA CRISTINA - Berço do cooperativismo no Brasil.
O cooperativismo surgiu na Inglaterra, a data oficial é 21 de Dezembro de 1844. Foi o dia em foi fundado a primeira organização desse tipo. Nos arredores da cidade de Manchester, em Rochdale, um grupo de 28 tecelões, um deles mulher, se uniu para comprar em conjunto, itens de primeira necessidade, como alimentos, por exemplo. Chamava-se “Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale”. No Brasil, considera-se o ano de 1847 como o início do movimento no país. Foi quando o médico francês Jean Maurice Faivre inaugurou a colônia Teresa Cristina, com inspiração nos ideais humanistas, junto com outros colonos europeus no Paraná.
Tereza Cristina foi considerada desde então, como a primeira região livre da escravidão e da subordinação servil no continente americano, sendo assim a primeira experiência de cooperativismo do Brasil.

Tereza Cristina