Dr. Jean Maurice Faivre - Nascido em 21 de Setembro de 1795, em Combe Rallard (Jura), França.
Médico naturalista, cientista, de espírito observador. Fundou a Academia Brasileira de Medicina no Rio de Janeiro. Cansado da vida citadina, recebeu amparo da Imperatriz D. Tereza Cristina Maria, para instalar-se no interio. Influenciado por seus conselhos dirigiu-se à França, regressando de lá com mais de 80 pessoas.
Auxiliado pelo Barão de Antonina, conseguiu terras devolutas vizinhas das dele, fundando uma pequena colônia em 1847, no Vale do Rio Ivaí, a COLÔNIA THEREZA, que se desenvolveu rapidamente graças a seus esforços. Muitas famílias brasileiras procuraram estabelecer-se nesta região, todos subordinados ao Dr. Faivre, cuja energia era espantosa. Foi o diretor moral e financeiro da Colônia e ainda mestre dos compatriotas. Todos tinham-lhe grande confiança e dedicavam-lhe sincera estima.
Faleceu em 30 de Agosto de 1858, Colônia Tereza Cristina, Cândido de Abreu.
Em 1871, a Colônia foi elevada à categoria de Freguesia com o nome de Therezina.
Depois da morte de Faivre, Tereza Cristina não prosperou. Porém não sumiu do mapa, segundo Josué Correia Fernandes, autor do excelente livro Saga da Esperança, onde conta a vida e obra do bravo médico: "está lá, entre o Ivaizinho e o Ivaí, guardando segredos e projetos, à espera de que o homem, saturado dos males do Capitalismo, decepcionado com as posturas de Marx e Engels, retorne ao ponto de partida.
Érica R. Amais
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir